Quando o verão chega e as temperaturas sobem, o ar-condicionado ideal se torna indispensável para quem quer um ambiente fresco e agradável. Mas com tantos modelos e tamanhos de ar-condicionado no mercado, fica difícil saber qual o melhor para cada ambiente.
Para te ajudar a escolher o ar-condicionado ideal, separamos algumas dicas:
6 dicas para escolher o ar-condicionado ideal
1. Entenda quais são os tipos de ar-condicionado
Existem hoje no mercado 3 tipos principais de ar-condicionado: o portátil, o split e o janela.
O ar-condicionado portátil é ideal para ambientes menores, como um quarto ou uma sala de estar. Já o split e o janela são mais indicados para espaços maiores, como salas de TV ou de jantar, por exemplo.
2. Escolha o modelo ideal para o tamanho do ambiente
O tamanho do ambiente é um fator muito importante na hora de escolher o ar-condicionado certo. Se o aparelho for muito pequeno, não terá potência suficiente para climatizar o ambiente. Já um ar-condicionado muito grande consumirá mais energia do que o necessário.
Leia também: Piso frio: como escolher e usar na decoração da sua casa
3. Classificação de consumo de energia
Antes de comprar o seu ar-condicionado ideal é importante verificar a classificação de consumo de energia do produto. A letra “A” representa o menor consumo e a letra “G”, o maior. Além disso, os modelos de ar-condicionado considerado “INVERTER” pode trazer uma economia de até 40%.
4. Considerar os recursos extras
Alguns modelos de ar-condicionado possuem recursos extras, como controle remoto, timer e função sleep. Esses detalhes podem fazer toda a diferença na hora de escolher o seu ar-condicionado.
5. Como escolher os BTUS certos
Existe um cálculo base para saber quantos BTUS um ar-condicionado deve ter para dar conta do ambiente a ser climatizado. Para ambientes pequenos, de até 20 metros quadrados, o ideal é um aparelho com 9.000 BTUs. Já para ambientes maiores, de até 60 metros quadrados, o ideal é ar-condicionado de 12.
Para ter certeza, basta calcular 700 BTUS para cada m². Dessa forma, você escolherá a quantidade de BTUS mais adequada.
6. Preço
Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar o preço do ar-condicionado. Pesquise bastante e compare os preços antes de tomar a sua decisão final.
Com essas dicas, você estará mais preparado para escolher o ar-condicionado certo para o seu ambiente. Lembre-se sempre de verificar o tamanho do ambiente, a classificação de consumo de energia e os BTUs ideal para garantir um bom funcionamento do aparelho. E, claro, não esqueça de comparar os preços para encontrar o melhor custo-benefício.
Pingback: Como Esconder O Aquecedor No Meio Da Decoração? Confira Essas Dicas Impressionantes!