Pular para o conteúdo

Capitonê e Botonê: o que são e quando utilizá-los na decoração

Capitonê e Botonê: o que são e quando utilizá-los na decoração
Capitonê e Botonê: o que são e quando utilizá-los na decoração
Capitonê e Botonê

Você já ouviu falar em capitonê e botonê, mas não sabe ao certo o que eles são? Não se preocupe, você não está sozinho. Muita gente tem dúvidas sobre esses dois termos, afinal, eles parecem ser sinônimos. Mas não são!

Capitonê e botonê são dois tipos de acabamento que podem ser usados na decoração, mas cada um tem suas particularidades.

Ambos os acabamentos são bastante utilizados em decorações vintage ou românticas, mas podem ser usados em qualquer estilo.

O que é capitonê e sua origem

Capitonê é um tipo de revestimento feito com tecido e botões. Ele pode ser usado em móveis, nas paredes ou até mesmo no teto.

A origem do capitonê é bastante controversa. Algumas pessoas acreditam que ele surgiu na França, durante o século XVIII, enquanto outras afirmam que foi criado na Inglaterra, no século XIX.

De qualquer forma, o capitonê se popularizou durante o século XIX e logo ganhou o mundo.

O que é botonê e sua origem

Botonê é um tipo de friso feito com botões costurados na peça. Ele pode ser usado em diversos tipos de tecido, como algodão, linho ou seda.

Assim como o capitonê, a origem do botonê também é bastante controversa. Algumas pessoas afirmam que ele surgiu na França, durante o século XVIII, enquanto outras dizem que foi criado na Inglaterra, no século XIX.

Como usar capitonê e botonê na decoração

Capitonê e botonê são dois acabamentos bastante versáteis e podem ser usados em diversos ambientes da casa.

O capitonê é um ótimo revestimento para móveis, como cadeiras, poltronas e sofás. Ele também pode ser usado nas paredes ou no teto.

Leia também: Cortinas para sala de estar: como escolher a opção certa

Já o botonê é um acabamento perfeito para cortinas, almofadas e outros tecidos.

Quer usar capitonê ou botonê na decoração da sua casa? Então confira as dicas a seguir:

  1. Capitonê em móveis: para usar capitonê em móveis, basta revesti-los com tecido e botões. Você pode usar um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.
  2. Capitonê nas paredes: para usar capitonê nas paredes, basta colar o tecido na parede e prendê-lo com botões. Você pode escolher um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.
  3. Capitonê no teto: para usar capitonê no teto, basta colar o tecido no teto e prendê-lo com botões. Você pode escolher um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.
  4. Botonê em tecidos: para usar botonê em tecidos, basta costurar os botões na peça. Você pode usar um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.
  5. Botonê em almofadas: para usar botonê em almofadas, basta costurar os botões na peça. Você pode escolher um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.
  6. Botonê em cortinas: para usar botonê em cortinas, basta costurar os botões na peça. Você pode escolher um tecido liso ou estampado, de acordo com o estilo da decoração.

Gostou desse conteúdo? Nos conte quais dois dois tipos te agradou mais: Capitonê e Botonê.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *