Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Aquarista: 4 passos importantes para a limpeza do seu aquário

Continua após a publicidade

Para os amantes de animais aquático, ter um aquário em casa é uma ótima maneira de trazer um pouco na sua paixão para dentro de e casa, e ainda, uma excelente forma de decorar um ambiente. Mas cuidar de um aquário e ser um aquarista profissional, não é tão simples quanto parece e requer bastante dedicação e atenção por parte do proprietário.

Aquarista: 4 passos importantes para a limpeza do seu aquário
Aquarista

Uma das principais tarefas para um aquarista é a limpeza, que deve ser feita com frequência para manter a qualidade da água e evitar problemas com os peixes.

Continua após a publicidade

Aqui vão 4 passos importantes para a limpeza do seu aquário:

Qual a melhor maneira de limpar o aquário?

A primeira coisa que você precisa saber é como retirar os detritos do fundo do aquário, e isso pode ser feito de diversas formas. Uma das mais comuns é usando um aspirador de fundo, que tem a função de fazer a sucção do lixo presente no chão do aquário e depositar em um recipiente para que possa ser descartado adequadamente.

Outra forma de limpar o fundo do aquário é retirando a água suja com um balde e trocando-a por água limpa e filtrada. Essa técnica é ideal para aquários pequenos, onde não é necessário o uso de um aspirador de fundo.

Continua após a publicidade

Leia também: Pedras decorativas: quais os tipos e 5 formas de usá-las na decoração

Para retirar a sujeira presente nas laterais do aquário, você pode utilizar uma esponja macia e um pouco de água filtrada para não arruinar a estrutura do aquário. Esfregue com cuidado as laterais e enxágue bem para remover toda a sujeira.

Qualquer que seja o método escolhido para limpar o aquário, é importante sempre fazer a troca parcial da água para manter a qualidade da água e evitar problemas com os peixes.

Quantas vezes por semana tem que limpar o aquário?

A frequência da limpeza vai depender do tamanho do aquário, da quantidade de peixes e da Qualidade da água. Em geral, é recomendado fazer a limpeza uma vez por semana, mas isso pode variar de acordo com as condições do seu aquário.

Como um aquarista sabe se aquário está sujo?

Existem alguns indicadores que podem te ajudar a saber se o aquário está sujo e precisa de uma limpeza. Um dos principais sinais é a presença de algas, que costumam se proliferar em ambientes com água suja. Outro indicador é o mau cheiro, que pode ser um sinal de que há detritos se decompondo no fundo do aquário.

Como manter a água do aquário limpa?

Para manter a água do seu aquário sempre limpa, é importante ter um bom filtro e realizar a troca parcial da água com frequência. Outra dica é não exagerar na quantidade de peixes, pois isso pode aumentar a quantidade de detritos na água e causar problemas para os animais.

Gostou dessas dicas? Deixe um comentário e compartilhe o post com seus amigos aquarista! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page