Para quem não sabe o que é pcd, a sigla significa “pessoa com deficiência”. Uma casa com pcd deve ser organizada e adaptada de forma a tornar o ambiente mais seguro e acessível para essas pessoas.
Ambientes adequados em uma casa com pcd
Aqui estão 7 formas de fazer isso:
1. Remova obstáculos do caminho
As pessoas com deficiência têm mais dificuldade para se movimentar, portanto, é importante remover qualquer obstáculo que possa estar no caminho, como tapetes ou móveis.
2. Instale luzes fortes e não ofuscantes
Uma casa com pcd deve ter luzes fortes o suficiente para iluminar o caminho, mas não deve ser ofuscante. Isso pode ser especialmente importante se a pessoa tiver deficiência visual.
3. Use cores contrastantes
Cores contrastantes podem ajudar a destacar obstáculos e perigos. Por exemplo, se o chão for escuro, pinte as bordas das portas e janelas com uma cor mais clara.
4. Deixe espaços livres
Mantenha o ambiente o mais clean e organizado possível. Isso ajudará a evitar acidentes e permitirá que a pessoa se movimente com mais facilidade.
5. Tenha cuidado com o aquecimento e o ar-condicionado
O ar-condicionado e o aquecimento podem causar problemas para as pessoas com deficiência, especialmente aquelas com condições respiratórias ou cardíacas. Portanto, é importante ter cuidado com o uso desses aparelhos.
6. Coloque apoios pela casa
Uma casa com pcd deve ter apoios em vários lugares, para que a pessoa possa se equilibrar ou segurar-se em caso de queda. Por exemplo, coloque barras de apoio nos banheiros e corrimões nas escadas.
Leia também: Como projetar uma casa para idosos: tudo o que não pode faltar
7. Organize os móveis da forma correta
Os móveis devem ser colocados de forma a permitir o maior espaço possível para a pessoa se movimentar. Por exemplo, o sofá deve ficar contra a parede e as mesas devem ser colocadas fora do caminho. Organizar e adaptar uma casa para uma pessoa com deficiência pode parecer um desafio, mas seguindo essas dicas, você pode criar um ambiente seguro e acessível para todos.