Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Como ter uma horta em apartamento: dicas e truques para cultivar plantas no seu lar

Continua após a publicidade

Quem mora em apartamento não precisa abrir mão de ter uma horta. Com algumas dicas e truques, é possível cultivar plantas no seu lar.

Desde os tempos antigos, as pessoas cultivam plantas para obter alimentos. No entanto, a agricultura intensiva e o uso de agrotóxicos têm prejudicado a qualidade dos alimentos. Além disso, o cultivo de plantas é um hobby que pode trazer muita satisfação.

Continua após a publicidade

Ter uma horta em apartamento é uma ótima forma de garantir a qualidade dos alimentos que você consome e também de se divertir com o cultivo das plantas. Neste artigo, vamos dar algumas dicas e truques para você ter sucesso no cultivo de plantas em apartamento.

Como ter uma horta em apartamento: dicas e truques para cultivar plantas no seu lar
Horta em apartamento

Dicas para começar uma horta em apartamento

Se você está querendo começar uma horta, mas não tem muito espaço em casa, não se preocupe! É possível ter uma horta em apartamento e cultivar diversas plantas no seu lar.

Para te ajudar, separamos algumas dicas e truques para que você possa montar a sua própria hortinha.

Continua após a publicidade

Escolha o local adequado: o primeiro passo é escolher um local adequado para o plantio. Lembre-se de que as plantas precisam de luz solar direta para crescer, então escolha um lugar perto da janela. Se não tiver muito espaço, pode utilizar recipientes suspensos na janela.

Utilize vasos e potes: os vasos e potes são itens indispensáveis para uma horta em apartamento. Eles permitem que você cultive diversas plantas em um espaço pequeno. Escolha vasos de diferentes tamanhos e cores para decorar o seu ambiente.

Faça um bom solo: o solo é o principal elemento para o cultivo das plantas, então é importante fazer um bom solo antes de começar a plantar. Você pode comprar um solo pronto na loja ou fazer o seu próprio utilizando compostagem.

Regue com frequência: as plantas precisam de água para crescer, então é importante regá-las com frequência. A quantidade de água vai depender do tipo de planta que você estiver cultivando, então consulte as instruções antes de regar.

Quais plantas cultivar?

Antes de mais nada, é importante pesquisar quais são as plantas que melhor se adaptam ao seu tipo de apartamento. Algumas plantas precisam de mais luz do que outras, por exemplo.

É importante também pensar em quanto espaço você tem para cultivar sua horta em apartamento. Uma vez que você já tenha essas informações, é hora de escolher as plantas que você quer cultivar!

Algumas sugestões de plantas para apartamentos:

  1. Tomate (Solanum lycopersicum);
  2. Pimentão (Capsicum annuum);
  3. Berinjela (Solanum melongena);
  4. Cebolinha (Allium fistulosum);
  5. Manjericão (Ocimum basilicum).

Onde colocar a horta em apartamento?

Uma das principais dúvidas de quem quer ter uma horta em apartamento é justamente sobre onde colocar as plantas. Como o espaço é limitado, é importante escolher um local bem iluminado e arejado.

Uma boa opção é o terraço ou a varanda, mas se você não tem esses espaços disponíveis, pode utilizar uma janela ou até mesmo um corredor. O importante é que as plantas recebam bastante luz solar direta para serem saudáveis e produtivas.

Outra dica importante é não colocar a horta perto da parede externa da casa, pois ela pode atrapalhar a circulação do ar e prejudicar o crescimento das plantas. Se possível, deixe pelo menos 30 cm de distância entre a horta e a parede para garantir uma boa ventilação.

Como cuidar das plantas?

Para cuidar das plantas, é importante regá-las adequadamente. O ideal é regar as plantas de manhã, para que elas possam se beneficiar do sol durante o dia. No entanto, se você não puder regar as plantas de manhã, é importante fazê-lo à noite para que elas possam se beneficiar da umidade.

Outra dica importante é adicionar composto orgânico às suas plantas. Isso ajudará a melhorar o solo e fornecer nutrientes às suas plantas.

Erros comuns ao criar uma horta em apartamento

Uma das principais dificuldades de cultivar plantas em apartamento é o espaço limitado. É importante, portanto, saber aproveitar ao máximo o espaço disponível e não cometer erros comuns que podem comprometer o sucesso do cultivo.

Aqui estão alguns dos erros mais comuns cometidos por quem cultiva plantas em apartamentos:

Não escolher a planta certa: É importante escolher as plantas que melhor se adaptam ao ambiente limitado de um apartamento. Algumas plantas precisam de muita luz solar, outras são melhores para ambientes escuros. É importante pesquisar sobre as necessidades de cada espécie antes de escolher qual cultivar.

Não ter cuidado com o solo: O solo é um dos elementos mais importantes para o sucesso do cultivo de plantas. É importante escolher um tipo de solo adequado às espécies que se deseja cultivar e não usar o mesmo tipo de solo para todas as plantas. Além disso, é importante fazer a manutenção do solo, evitando que ele se compacte e perca nutrientes essenciais para as plantas.

Regar errado: O excesso ou a falta de água podem ser prejudiciais às plantas. É importante aprender a regar corretamente as plantas, conforme as necessidades de cada uma. Em geral, é recomendado regar as plantas pela manhã ou à noite, quando a temperatura está mais fresca. Regar durante o dia pode causar queimaduras nas folhas das plantas devido à exposição excessiva à luz solar.

Agora que você já sabe como ter uma horta em apartamento, é hora de colocar a mão na massa e começar a cultivar as plantas que você mais gosta.

Lembre-se de que a ideia é ter uma horta pequena, mas que traga diversos benefícios para sua rotina. Para isso, é importante seguir as nossas dicas e truques para cultivar plantas no seu lar.

Leia também: Mini horta: é mais simples do que você imagina fazer uma mini horta na sua casa

Aproveite e leia outros conteúdos aqui no site para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page