Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

Como montar um jardim em casas pequenas com essas dicas

Continua após a publicidade

Há espécies de plantas que se adaptam a diversos lugares, sendo possível cultivar um jardim em casas pequenas na área livre de um corredor, embaixo da escada ou na varanda, por exemplo.

Muitas pessoas possuem o desejo de construir uma área verde na sua casa, por isso os jardins pequenos vêm tomado espaço na área de decoração e paisagismo.

Como montar um jardim em casas pequenas com essas dicas
Canva, 2022.

Quais plantas devo ter em um jardim em casas pequenas

Continua após a publicidade

Quando pensamos em jardim pequeno, logo pensamos em cactos e suculentas, mas existem muitas plantas que podemos cultivar em pequenos espaços. Embora não seja tão simples quanto plantar uma árvore, existem muitas plantas que são bastante fáceis de cultivar, sem contar que uma vez que elas se adaptam ao ambiente, elas podem viver por anos sempre em crescimento.

Você pode cultivar vários tipos de plantas em jardins pequenos, como bromélias, camelias, crisântemo, dálias, dianthus, eucaliptos, gérberas, hortênsias, jacarandás, jasmins, jacintos, lírios, manacás, maracujás, orquídeas, peônias, gerânios, etc.

Como fazer a escolha certa das plantas?

A escolha da planta ideal para cada ambiente é o passo mais importante, pois existem plantas que são mais adequadas para o sol e outras para a sombra. Então verifique o ambiente para saber se a planta que você vai cultivar vai ter a iluminação adequada.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante para ter um jardim em casas pequenas é verificar a temperatura, pois existem plantas que não suportam temperaturas extremas, como o frio ou o calor, e outras que precisam de temperaturas mais baixas para sobreviver.

As plantas precisam de água para se manter saudáveis, mas existem algumas que não precisam de muita água, como as suculentas, e outras que não suportam muita água, como algumas orquídeas. Além de água, as plantas precisam de nutrientes para se manterem saudáveis.

Então, para cultivar plantas em ambientes pequenos, você precisa saber como alimentá-las. Um jardim em casas pequenas pode ser cultivado tanto no interior quanto no exterior da residência, porém para o interior é recomendado escolher plantas que não precisem de muita iluminação e umidade, pois esses ambientes costumam ser mais secos.

Como cultivar plantas em jardins pequenos?

A primeira coisa que você precisa fazer para ter um jardim em casas pequenas é escolher as plantas que você vai cultivar. Para isso, é importante verificar o ambiente para escolher as plantas que se adaptam a ele.

Depois de escolher as plantas, você precisa escolher a posição de cada uma delas, pois existem algumas que precisam de mais iluminação e outras que precisam de mais sombra.

Após escolher as plantas e a posição de cada uma delas, é preciso fazer um pequeno buraco para cada uma das plantas. Depois, é preciso molhar a planta e colocá-la no buraco, cobrindo-a com a terra.

Para manter a planta hidratada, é importante regar sempre que for necessário. Os cuidados com as plantas não terminam após cultivá-las, pois é preciso fazer a poda quando a planta estiver crescendo.

A poda é importante para que a planta não fique com muito tamanho e também para que ela se mantenha saudável.

Experimente um jardim vertical

Essa é uma ótima solução para quem tem pouco espaço disponível e quer um jardim em casas pequenas. Com alguns recipientes, você pode montar um jardim vertical na parede da sala, na cozinha ou na área de serviço.

Para montar esse tipo de jardim, você pode usar caixas de madeira, caixas de papelão, potes de plástico, garrafas pet, bacias, etc. Para fazer esse tipo de jardim, é preciso fazer buracos na parede para enfiar os recipientes e prendê-los.

Além disso, é preciso fazer buracos nas bordas dos recipientes para enfiar as plantas, deixando-as no lugar. Depois de colocar as plantas, é preciso encher os recipientes com a terra e regar.

Detalhes importantes

Para fazer um jardim em casas pequenas que seja vertical, é importante escolher as plantas certas, pois existem algumas que são mais adequadas para esse tipo de ambiente, como bromélias, suculentas, orquídeas, etc.

Lembre-se de escolher plantas que tenham as raízes pequenas, pois elas precisam de pouco espaço para se desenvolver, além de serem menos exigentes com relação à água.

Leia também: Jardim vertical externo: modelos e dicas de plantas

Se você não tem muito espaço, experimente cultivar plantas em jardins pequenos, pois elas são uma ótima opção para decorar a sua casa.

Agora que você já conhece os tipos de plantas para jardim em casas pequenas e a estrutura do seu jardim pequeno, espero que você possa cultivar o seu próprio jardim e encha a sua casa de plantas.

2 comentários em “Como montar um jardim em casas pequenas com essas dicas”

  1. Pingback: Dicas Para Montar Um Lindo Jardim De Suculentas Em Vasos

  2. Pingback: Dicas De Decoração Para Casas Pequenas: Como Aproveitar O Espaço Da Melhor Forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page