Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade

6 Maneiras inteligentes para valorizar um apartamento pequeno

Continua após a publicidade

Ao longo dos últimos anos, o mercado imobiliário tem apresentado uma tendência crescente em relação ao tamanho dos apartamentos. Enquanto isso, o tamanho médio das famílias tem diminuído, o que significa que cada vez mais pessoas estão procurando por opções de moradia em espaços menores.

Isso não significa, no entanto, que os apartamentos pequenos sejam menos desejáveis. Pelo contrário: com um pouco de criatividade e planejamento, é possível transformar qualquer espaço pequeno em um lar aconchegante e funcional.

Continua após a publicidade

Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras inteligentes de valorizar um apartamento pequeno. Com as dicas certas, você pode transformar seu espaço pequeno em um lar confortável e acolhedor para toda a família.

6 Maneiras inteligentes para valorizar um apartamento pequeno
Canva, 2022.

Espaço extra para armazenamento

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criando mais espaço para armazenamento. Aqui estão algumas dicas bem legais para aproveitar ao máximo o seu espaço:

1. Utilize espaços embaixo das escadas e do sofá. Esses podem ser ótimos lugares para guardar itens que você não usa todos os dias, como caixas de ferramentas, brinquedos infantis ou até mesmo sacolas de compras extras.

Continua após a publicidade

2. Instale prateleiras flutuantes ou ganchos nas paredes. Isso permitirá que você aproveite melhor o espaço vertical e mantenha as coisas fora do chão. Prateleiras flutuantes são perfeitas para itens leves, como livros e revistas, enquanto ganchos são ideais para objetos mais pesados, como casacos e bolsas.

3. Use caixotes de frutas e vegetais empilhados como mesinhas auxiliares ou bancadas temporárias. Além de serem extremamente úteis, os caixotes também podem ser decorativos se você os pintar ou enfeitá-los com tecidos bonitos.

4. Crie um mini-escritório em um canto da sala utilizando uma prateleira suspensa e uma cadeira dobrável. Se você trabalha em casa ou precisa estudar, ter um lugar dedicado para isso pode fazer toda a diferença no seu apartamento pequeno.

Portas ocultas

Quando se trata de aproveitar o espaço em um apartamento pequeno, as portas ocultas são uma solução inteligente. Elas permitem que você crie divisões sem perder espaço com portas abertas, e também podem ser usadas para esconder áreas que você não quer que os outros vejam, como um quarto de hóspedes ou um home office.

As portas ocultas também são uma ótima maneira de adicionar um toque de estilo ao seu apartamento. Se você está procurando por uma maneira de dar um up no seu décor, experimente usar portas ocultas em madeira escura ou com detalhes interessantes. Elas vão adicionar uma sensação de luxo e sofisticação a qualquer ambiente.

Móvel com função dupla

Como quase todos os apartamentos têm pouco espaço para móveis, uma das maneiras de valorizar um apartamento pequeno é investir em móveis que têm uma função dupla. Por exemplo, ao invés de um sofá e uma cama, você pode comprar um sofá-cama.

Outros móveis com funções duplas são mesas de jantar que se dobram para se tornarem mesas de café ou bancos que se abrem para revelarem um compartimento de armazenamento.

Ao comprar móveis com funções duplas, você está aproveitando o espaço da melhor maneira possível e dando a si mesmo a flexibilidade de usar o seu apartamento para várias finalidades.

Funcionalidade

Os apartamentos pequenos tendem a ser mais funcionais do que os grandes, pois cada área da casa tem que ser bem aproveitada. Para valorizar um apartamento pequeno, é importante investir em móveis e objetos que sejam multifuncionais.

Por exemplo, uma mesa de jantar pode também servir de escritório ou uma estante pode ter um nicho para TV. Outra dica é utilizar cortinas transparentes para dividir ambientes sem fechar a casa. Dessa forma, você consegue deixar o ambiente mais arejado e aconchegante.

Esços integrados

Aproveite ao máximo os espaços integrados em um apartamento pequeno para criar ambientes funcionais e aconchegantes. Uma das maneiras de fazer isso é utilizar a iluminação natural a seu favor.

Abra as janelas e cortinas para permitir que a luz do dia entre e ilumine o ambiente. Outra maneira de aproveitar os espaços integrados é pensar fora da caixa ao escolher o mobiliário. Por exemplo, opte por móveis multifuncionais que possam ser usados de várias maneiras.

Uma mesa de jantar pode se transformar em uma área de trabalho ou uma área de estudo, enquanto uma cama pode virar um sofá durante o dia. Utilize almofadas e cobertores para criar um ambiente aconchegante e convidativo.

E, finalmente, não se esqueça da importância da decoração. Escolha itens que reflitam sua personalidade e que acrescentem charme e caráter ao seu espaço.

Sorteio de PIX mensal ✔
Dica de decoração e jardim ✔

Agora que você conhece as maneiras inteligentes para valorizar um apartamento pequeno, é hora de colocá-las em prática! Quanto antes, melhor.

Leia também: 8 dicas para tornar o seu projeto de apartamento pequeno um sucesso

Assim, você terá tempo de aproveitar os benefícios da valorização e poderá negociar um bom preço quando estiver pronto para vender o seu imóvel. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios

Refresh Page